Tipos de cólicas mais comuns e o que fazer quando elas aparecem

Reunimos neste artigo os 3 tipos de cólicas mais comuns e dicas de como agir quando elas aparecem

Tipos de cólicas mais comuns e o que fazer quando elas aparecem

A maioria das mulheres sofre com cólicas, sendo uma das queixas ginecológicas mais frequentes em todo o mundo entre elas. Apesar de ser um incômodo que atrapalha o dia a dia, geralmente é um sinal de que o corpo está iniciando um ciclo menstrual. Porém, o que muitas não sabem é que existe mais de um tipo de cólica.

Por existir mais de um tipo de cólica, é importante identificar os sintomas para agir corretamente no alívio da dor. Afinal de contas, o organismo reage de acordo com a causa, que pode ser diferente para cada tipo. Dessa forma, reunimos neste artigo os 3 tipos de cólicas mais comuns e dicas de como agir quando elas aparecem.

Cólica de infecção pélvica

Essa cólica aparece quando a mulher está com alguma infecção. Na maioria das vezes, é causada por uma bactéria. Começa com uma dor e inflamação nos órgãos genitais. A dor é aguda e possui um odor característico e forte.

Nesse caso, a mulher deve procurar um ginecologista imediatamente. Se não for tratada, pode provocar consequências mais graves, como dores regulares e até infertilidade. O profissional habilitado irá realizar exames para diagnosticar o problema.

O tratamento varia de acordo com a gravidade. Em alguns casos, a paciente é tratada com antibióticos. Outros, mais graves, com cirurgia.

Para evitar esse problema, o ideal é usar preservativo no sexo, afinal de contas a bactéria pode ser transmitida através da relação sexual.

Cólica de endometriose

De acordo com estudos, 15% das mulheres, antes dos 50 anos, possuem o problema. Esse tipo de cólica é grave e geralmente atinge com mais frequência mulheres inférteis ou que têm dificuldade para engravidar.

A comunidade médica ainda não consegue definir com exatidão quais são as causas. Apesar disso, estima-se que a maioria dos casos são genéticos ou as pacientes possuem algum problema no sistema imunológico.

Entre os principais sintomas, estão dor intensa, que geralmente aparece fora do período menstrual. Em alguns casos, começa a afetar a vida sexual da mulher, que pode sentir dor durante as relações. Algumas sentem dor ao urinar.

Cólica menstrual

Por fim, a cólica menstrual é a mais comum na maioria das mulheres. É o sintoma mais natural e comum que acompanha a menstruação.

No entanto, a intensidade varia acordo com cada mulher. Diferente das anteriores, essas dores não são problemas nem precisam de um tratamento.

Como as dores da cólica menstrual são inevitáveis para algumas mulheres, podem ser tratadas com medicamentos para dor, como o Ibuliv, que deixa #VocêLivre para um dia a dia mais confiante e com menos desconforto quando elas aparecerem.

O Ibuliv conta com o Ibuprofeno como principal ativo – analgésico e anti-inflamatório indicado para o alívio de dores decorrentes de cólicas menstruais. Sua ação é inibir a produção de prostaglandinas e a inflamação. Dessa forma, o medicamento proporciona alívio rápido. Seus benefícios são:

  • Combate às cólicas menstruais;
  • Rápida ação entre 10 a 30 minutos após a administração;
  • Efeito prolongado de 4 a 6 horas.

Com efeito prolongado, o Ibuliv oferece, além do alívio das dores, a liberdade que toda mulher merece no dia a dia. Além disso, não engorda e pode ser tomado a qualquer hora do dia, desde que não exceda três cápsulas/dia.

Livre-se das dores com Ibuliv: rápido, prático e super acessível quando você estiver naqueles dias. Encontre na farmácia mais próxima da sua casa!

IBULIV® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A IBUPROFENO E QUALQUER ANTI-INFLAMATÓRIOS. NÃO DEVE SER USADO POR GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. Ibuliv® (ibuprofeno 400mg) é indicado no alívio das cólicas e dores menstruais. Além da febre e de dores leves a moderada intensidade, como: dor de cabeça; dor nas costas; dor muscular; enxaqueca; gripes e resfriados comuns; dor de artrite; dor de dente. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. MS: 1.0235.0961 – SAC: 0800 019 19 14. (NOVEMBR0/2020). 

Referência da bula do produto: bula profissional de IBULIV® (ibuprofeno 400mg). Versão aprovada pela ANVISA em 04/04/2018.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já