Saiba como aliviar os sintomas da TPM com estas 5 dicas

Essa tensão atinge 75% das mulheres, segundo o Ministério da Saúde, mas pode aparecer em diferentes graus.

Saiba como aliviar os sintomas da TPM com estas 5 dicas

Cerca de 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas da TPM. Isso inclui alterações no humor, tristeza, ansiedade, insônia e até dificuldade de concentração. Destas, apenas 5% necessitam de medicamentos. Veja como é possível amenizar os sintomas incluindo simples mudanças no seu dia-a-dia.

O que é TPM?

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) faz parte do ciclo menstrual e se caracteriza pelo conjunto de sensações que ocorrem cerca de 10 dias antes do início da menstruação. Essa tensão atinge 75% das mulheres, segundo o Ministério da Saúde, mas pode aparecer em diferentes graus.

São tantas sensações que a medicina dividiu a tensão-menstrual em cinco tipos diferentes. 

Eles são:

  • TPM tipo A: está relacionada a ansiedade e às alterações de humor;
  • TPM tipo C: está relacionada à compulsão alimentar;
  • TPM tipo D: está relacionada aos sintomas depressivos;
  • TPM tipo H: está relacionada ao ganho de peso por causa da retenção de líquidos;
  • TPM tipo O: está relacionada a acnes, náuseas, reações alérgicas, dores incluindo cólicas, entre outras.

Os tipos de TPM podem ocorrer separadamente ou ao mesmo tempo nas mulheres.

Por isso, é importante investir em ações que aliviam os sintomas da TPM.

Como aliviar os sintomas da TPM com estas dicas

Apesar da TPM atingir a maior parte das mulheres, a boa notícia é que a partir destas ações você consegue aliviar os sintomas que tanto atrapalham o seu dia a dia.

1 – Pratique atividades físicas

Além de evitar o sedentarismo e doenças, as atividades físicas podem ser aliadas das mulheres durante a TPM. Elas liberam endorfinas, que dão sensação de prazer e relaxam todo o corpo. No entanto, os exercícios devem ser moderados, como caminhada, trote, ciclismo ou natação. Atividades de alta intensidade pioram os sintomas.

2 – Evite alguns tipos de alimentos

Na TPM, a alimentação é fundamental para aliviar os sintomas. Contudo, alguns tipos de alimentos precisam ser evitados, caso contrário, podem contribuir para o aparecimento de inchaços, náuseas, dores nas mamas, alterações de humor e até distensão abdominal.

Portanto, evite alimentos ricos em sal e açúcar, comida ultraprocessada, carne vermelha, frituras, café e álcool. Apesar de na tensão-menstrual a vontade de comer doces aumentar, o recomendado é consumir pequenas quantidades e dar preferência para opções com menos açúcar, como frutas ou chocolate meio amargo.

3 – Invista em atividades relaxantes

A combinação do estresse com a Tensão Pré-Menstrual não é uma das melhores. Afinal de contas, as alterações hormonais tendem a piorar os sinais de ansiedade e estresse. Sendo assim, atividades relaxantes, como yoga, meditação, exercícios de respiração ou terapia de redução de estresses focada na concentração são boas opções.

4 – Inclua nutrientes que estimulam hormônios da felicidade

Incluir nutrientes que estimulam hormônios da felicidade também é uma ação que alivia os sintomas da TPM. Por essa razão, é importante incluí-los no dia a dia. Entre eles, estão a vitamina B6, magnésio, selênio, triptofano e ômega 3.

Sendo assim, procure incluir frango, salmão, gérmen de trigo, fígado, carne de porco e batatas em seu cardápio diário.

5 – Use o medicamento certo para aliviar as dores

As dores e cólicas menstruais são os terrores da TPM.

A boa notícia é que a maior parte das mulheres consegue aliviá-las com medicamentos que possuem como principal ativo o ibuprofeno.

Ibuliv, por exemplo, foi desenvolvido especialmente para as mulheres se sentirem livres das dores durante a TPM. Ele proporciona alívio rápido das cólicas menstruais – de 10 a 30 minutos. Além disso, o medicamento tem efeito prolongado, facilitando a sua rotina profissional e pessoal com mais liberdade e sem incômodos.

O que está esperando para entrar no movimento #Ibulivrese? Saiba onde encontrar.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já