Dor de cabeça menstrual: entenda a relação e porque isso acontece

Dor de cabeça menstrual: entenda a relação e porque isso acontece

Os sintomas que antecedem a menstruação já são velhos conhecidos das mulheres. Cólicas, enjoo, mal estar e dor de cabeça menstrual estão entre os principais sintomas presentes nesses dias.

 

A dor de cabeça menstrual também é conhecida como enxaqueca menstrual, que se trata de uma forte dor de cabeça, que geralmente se dá de forma intensa e causa latejamentos que podem ainda levar à náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou som, entre outros problemas. 

Esses sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual), também podem ocorrer durante os dias de menstruação e ocorrem por conta das alterações em hormônios como estrógeno e progesterona. 

A boa notícia é que existem maneiras de amenizar tudo isso. Veja a seguir!

 

Dor de cabeça x Menstruação: qual a relação?

Como citado anteriormente, a dor de cabeça menstrual é um sintoma comum em grande parte das mulheres que menstruam, afinal, o sintoma está ligado à queda dos hormônios durante o período.

“A queda do estrogênio é um dos gatilhos para disparar a enxaqueca”, de acordo com a neurologista americana Elizabeth Loder, chefe do Departamento de Dor de Cabeça e Dor do Brigham and Women´s Hospital, nos Estados Unidos.

Estudos estimam que a enxaqueca menstrual afeta até três vezes mais as mulheres do que os homens, e que a faixa etária de mulheres ativas profissionalmente também sofrem mais com o problema.

Por outro lado, mulheres no período de gravidez e na menopausa podem sentir enxaqueca de forma menos recorrente e intensa.

Veja mais neste estudo.

Como amenizar a dor de cabeça menstrual?

A dor de cabeça menstrual costuma acontecer entre 2 dias antes até 3 dias após a menstruação, e há algumas formas de amenizar isso. Entre elas:

Tratamentos naturais

O tratamento natural para enxaqueca pode ser feito a partir do uso de propriedades calmantes bastante conhecidas como chás de camomila, sementes de girassol, compressas de lavanda ou alfazema, entre outros.

Além disso, em casos de dor de cabeça menstrual mais severa, é possível considerar a realização de sessões de acupuntura.

Existem também alguns indícios de que o magnésio pode aliviar a dor da enxaqueca quando ingerido três vezes ao dia, começando do décimo quinto dia do ciclo até o começo da menstruação.

Medicamentos

Para amenizar a dor imediatamente, Ibuprofeno e Cetoprofeno são eficientes. Ibuliv, por exemplo, contém ibuprofeno, que possui atividade analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. Com isso, é possível obter alívio de dores leves a moderadas.

Entretanto, vale ressaltar que esse não é um tratamento, mas sim uma forma de aliviar um sintoma de forma rápida e momentânea.

Conheça Ibuliv e veja como aliviar a dor de cabeça e outros sintomas da menstruação!

 

Uso de pílula anticoncepcional

As mulheres que tomam as pílulas anticoncepcionais não estão totalmente livres das dores de cabeça, entretanto, elas podem ajudar a reduzir a intensidade. 

É importante, no entanto, seguir orientação médica, uma vez que pílulas com baixa dosagem hormonal são as mais indicadas para auxiliar nessa questão.

Além destes tratamentos, nos dias de dor de cabeça menstrual busque reduzir as chances de estresse, ficar em locais menos iluminados e dormir bem.

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/05/entenda-a-relacao-entre-enxaqueca-e-ciclo-menstrual-4508423.html

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já