Fases lunares e menstruação: existe alguma relação?

A possível relação entre o ciclo menstrual e as fases lunares ainda é motivo de dúvida para algumas mulheres. Afinal, essa crença de que a fase da lua interfere no ciclo é muito antiga

Fases lunares e menstruação: existe alguma relação?

No passado, o vínculo entre a mulher e a natureza estava presente na cultura de sacerdotisas celtas, por meio de rituais e celebrações. As crianças, por exemplo, eram ensinadas que a menstruação era sagrada e precisava ser valorizada.

Desde então acredita-se que os estados hormonais e de humor femininos estão relacionados com as fases da lua. Como não havia tecnologia, as pessoas marcavam o tempo por meio da observação das fases lunares. Elas perceberam através dessa análise que a menstruação ocorre geralmente durante a lua nova e ovular durante a lua cheia.

Como funciona o ciclo menstrual de acordo com a crença milenar?

De acordo com essa crença, o ciclo menstrual se conecta com as quatro fases lunares:

  • 1 – Lua nova: Menstruação. Indica novos movimentos e o início de um ciclo. Nessa fase, é importante focar em si mesma;
  • 2 – Lua crescente: Fase folicular.  A taxa hormonal costuma aumentar, por isso é normal se sentir mais produtiva e aberta às novidades.
  • 3 – Lua cheia: Ovulação. Os hormônios ficam mais altos e é normal sentir mais desejos sexuais.
  • 4 – Lua minguante: Fase lútea. Esse período representa a Tensão Pré-Menstrual (TPM), então tende a ficar mais fechada e indisposta.

Afinal, existe relação entre o ciclo menstrual e as fases lunares?

Segundo pesquisas, essa relação não possui evidências científicas. Apesar da duração do ciclo menstrual ser parecida com as 4 fases lunares, é normal que ciclos também variem entre 24 e 38 dias, dependendo da idade, genética e saúde. Sendo assim, não é possível que todas as mulheres sigam seu ciclo por meio das fases lunares.

Um dos estudos foi realizado pelo aplicativo Clue, que monitora o ciclo menstrual da mulher. A equipe analisou 7,5 milhões de ciclos e não encontraram correlação entre eles e as fases lunares. A Dra. Marija Vlajié Wheeler, uma das responsáveis pela pesquisa, afirmou que as datas de início da menstruação caem aleatoriamente ao longo do mês.

Outra pesquisa, intitulada de “Fases lunares influenciam na menstruação?”, de 2013, também afirma que não. Os pesquisadores avaliaram o início da menstruação de 74 mulheres com 980 ciclos menstruais ao longo do ano e não encontraram sincronia com as fases lunares.

Cada ciclo é único

Cada ciclo é único e possui suas características, que devem ser respeitadas de acordo com a sua individualidade biológica. Se quiser, você pode entender como funciona o seu ciclo menstrual neste artigo que também escrevemos. O mais importante é que você se sinta mais especial e livre, respeitando o processo natural do seu corpo.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já