Ibuprofeno e Covid-19: entenda a relação

Aqui você vai ler a posição oficial das principais autoridades sanitárias do mundo, como Anvisa e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ibuprofeno e Covid-19: entenda a relação

A pandemia do coronavírus segue forçando a comunidade médica mundial a buscar respostas quanto ao tratamento e prevenção eficazes para frear o número de mortes por um vírus que parou o mundo. Enquanto isso, surgem dúvidas a respeito do consumo de alguns ativos, como ibuprofeno, neste período tão desafiador.

Para evitar informações falsas e transmitir transparência aos seus consumidores, Ibuliv reúne neste artigo as principais informações sobre a relação do ativo ibuprofeno e o Covid-19. 

Como o ibuprofeno age no organismo?

O ibuprofeno é um ativo que age diretamente nas prostaglandinas. Ele é bem absorvido e distribuído pelos tecidos, até que chega a seu alvo e efetua a sua ação. 

Pode ser utilizado para o alívio sintomático de cólica menstrual, dor de cabeça, mal-estar de gripe comum, dor muscular, febre, dor de dente, entre outros.

O ativo é considerado o mais seguro e bem tolerado entre os remédios da sua classe.

Como o coronavírus age no organismo?

O novo coronavírus segue em constante estudo. O que sabe, por enquanto, é que o vírus age de forma diferente em cada pessoa. 

Apesar disso, já existem algumas conclusões acerca do suas ações. Entre elas, a de que pessoas com imunossupressão, doenças cardíacas, pulmonares e todas que estão no grupo de risco apresentam maior chance de desenvolver a forma grave da doença.

Ao entrar no organismo, o vírus se espalha pelas via aéreas de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou incubação, quando não há manifestação dos sintomas. Com o passar dos dias, o corpo reage a essa invasão.

A resposta do corpo varia de pessoa para a pessoa. No entanto, é muito comum que o indivíduo infectado apresente febre, coriza, dor de garganta e tosse, sintomas semelhantes a uma gripe. 

Em casos mais graves, o vírus chega aos pulmões, que causa falta de ar e menor oxigenação dos órgãos. Na maior parte dos casos, por sua vez, o sistema imune consegue combater o coronavírus de forma eficaz.

Afinal, é contraindicado tomar ibuprofeno durante a pandemia da Covid-19?

Como mencionado, o ibuprofeno é muito utilizado no alívio sintomático de cólica menstrual, dor de cabeça, febre e outros tipos de dores.

Em março deste ano, a revista científica The Lancet publicou um estudo no qual se discute as complicações pulmonares da Covid-19 em pacientes graves associados ao uso de alguns medicamentos, citando o ibuprofeno como exemplo.

Após esse estudo, várias instituições e organizações vieram à público esclarecer:

O posicionamento da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que “não há evidências científicas conclusivas sobre o agravamento da infecção pelo novo coronavírus devido ao uso de ibuprofeno ou cetoprofeno. São necessários estudos epidemiológicos que forneçam dados mais robustos referentes aos efeitos dos anti-inflamatórios na infecção pelo novo coronavírus Covid-19.” Ainda em nota, a agência orientou que “pacientes que fazem uso continuado de ibuprofeno ou cetoprofeno não devem interromper o tratamento sem que haja recomendação médica expressa.”

O posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em comunicado que “com base em informações disponíveis atualmente, a OMS não recomenda contra o uso de ibuprofeno. A OMS tem consciência das preocupações relativas ao uso do ibuprofeno para o tratamento de febre em pessoas com covid-19. Estamos consultando os médicos que tratam os pacientes e não temos ciência de relatos de quaisquer efeitos negativos, além dos comuns que limitam o uso (do medicamento) em certos grupos.”

Estudo de Israel indica que ibuprofeno não agrava os sintomas da Covid-19

Além das posições da Anvisa e o OMS, um estudo realizado por pesquisadores na Universidade Ben-Gurion, em Israel, indicou que o uso de ibuprofeno para tratar dor e febre não agrava os sintomas causados pelo novo coronavírus.

No estudo, cientistas compararam a reação de pacientes com Covid-19 que utilizavam ibuprofeno e paracetamol para tratar os sintomas da infecção, principalmente a febre. 

A análise revelou que houve um resultado semelhante  entre os que tomaram ibuprofeno versus os que tomaram paracetamol.

Então posso tomar ibuprofeno em caso de suspeita de coronavírus?

Em caso de suspeita de coronavírus, a recomendação é consultar o seu médico – ou profissional de saúde – antes de tomar qualquer medicamento.

O ibuprofeno, assim como outros analgésicos, ajuda a aliviar a febre e as dores, que são alguns sintomas da Covid-19.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já