Ovários Policísticos e a relação com aumento de peso

Ovários Policísticos e a relação com aumento de peso

A Síndrome do Ovário Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que provoca alteração no tamanho dos ovários. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de microcistos no ovário.

Os principais sintomas incluem aumento da oleosidade na pele, surgimento de acnes, sangramento menstrual intenso, dificuldade de ovulação e crescimento dos pêlos. 

No entanto, a maior dúvida em relação a essa doença é se ela tem relação com aumento de peso. Neste artigo, você vai ficar por dentro de todos os detalhes.

Ovário policístico causa aumento de peso?

A obesidade está relacionada à Síndrome do Ovário Policísticos (SOP). Sendo assim, a doença é uma das causas do aumento de peso. Na maioria das vezes, as mulheres com SOP têm uma tendência maior de desenvolver gorduras.

Normalmente, a SOP é associada à obesidade chamada visceral, que é o tipo em que a gordura se acumula mais no abdômen e faz a mulher perder o formato da cintura. Além disso, há uma dificuldade de emagrecer devido ao excesso de insulina no sangue.

Outros riscos da síndrome ovário policístico

O maior efeito colateral desta doença não é o ganho de peso. Caso não seja tratada, a enfermidade pode favorecer o surgimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, é importante investir em um tratamento adequado para que ela não evolua.

Quais são as causas?

A comunidade médica ainda não descobriu a causa da síndrome do ovário policístico. Em contrapartida, alguns fatores são associados ao maior risco da doença, como por exemplo:

  • Excesso de insulina;
  • Resistência à insulina;
  • Histórico familiar;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Pubarca precoce.

Qual o tratamento para a síndrome do ovário policístico?

A primeira atitude que a mulher deve tomar ao identificar os sintomas do ovário policístico é buscar o auxílio médico. Afinal, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado reduzem as chances de complicações. Sendo assim, especialidades como ginecologia, obstetrícia, clínico geral e endocrinologia podem tratar do assunto.

Em seguida, o especialista indicará o caminho mais adequado para lidar com os sintomas. Dessa forma, o tratamento pode incluir pílulas anticoncepcionais para regular o ciclo menstrual, metformina para reduzir os níveis de insulina e até inibidores de hormônios para diminuir o crescimento dos pêlos.

Em alguns casos, a atividade física também é recomendada para favorecer a perda de peso e evitar a obesidade. Segundo pesquisas, mulheres que perdem 10% do seu peso, muitas vezes já conseguem recuperar a sua função ovulatória.

O tratamento da SOP varia de acordo com o diagnóstico da mulher, uma vez que a doença manifesta-se de diversas formas. Infelizmente, ainda não existe cura para a síndrome do ovário policístico, mas é possível controlar os sintomas.

Em resumo, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge algumas mulheres. Entre os seus principais sintomas, está o ganho de peso. Por esse motivo, a primeira linha de tratamento, geralmente, são as atividades físicas e dieta. Não existe, por ora, cura para a doença, mas o controle de seus sintomas.

Gostou deste artigo? Leia mais sobre a saúde feminina em nosso blog.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já