5 curiosidades bizarras sobre a menstruação na idade média

Na Idade Média, alguns homens achavam que a menstruação era algo venenoso. Acredita? Acompanhe mais curiosidades bizarras.

5 curiosidades bizarras sobre a menstruação na idade média

Já imaginou a menstruação ser vista como veneno pelos homens? Na Idade Média, esse era um dos mitos que se propagava entre os povos. Durante muito tempo, esse fenômeno natural que atinge as mulheres foi cercado de tabus.

Se hoje, mesmo com tanta informação e diferentes métodos coletores, ainda existem muitos mitos e tabus acerca da menstruação, imagine as histórias bizarras que rolavam no passado. 

Por essa razão, reunimos neste artigo 5 curiosidades bizarras sobre a menstruação na idade média.

1 – A menstruação era vista como venenosa

Na Idade Média, alguns homens achavam que a menstruação era algo venenoso, capaz de estragar o vinho e deixar os animais loucos. Para os médicos da época, o ciclo era uma doença mensal que precisava ser tratada.

2 – Não menstruou? Tira da veia

Já outros médicos acreditavam que se as mulheres não menstruassem, o sangue precisava ser retirado diretamente da veia. Algumas pessoas até inseriam lã embebida em pepinos e leite em suas vaginas para ver se “descia”.

3 – Linho como absorvente

Antigamente as mulheres não usavam absorvente como conhecemos hoje. De acordo com historiadores, o linho era o material mais popular porque conseguia absorver bastante sangue. Depois do uso, ele era higienizado e reutilizado.

Mas a bizarrice não para por aí: alguns desses lenços caíam no chão e deixavam todos da igreja horrorizados, já que eles não viam a menstruação como algo normal.

4 – Sexo no período menstrual? Jamais

Embora o sexo no período menstrual ainda seja um tabu nos dias de hoje, na Idade Média as pessoas pensavam que a menstruação era tão tóxica que era capaz de queimar a pele do pênis do homem. No entanto, se o casal insistisse e a mulher engravidasse, acreditava-se que o filho nasceria ruivo.

5 – Queimar o sapo para reduzir o fluxo menstrual

Naquela época, as mulheres acreditavam que queimar o sapo e colocar as cinzas em uma bolsa ao redor da cintura reduziam o fluxo menstrual. Além disso, era muito comum andar com noz-moscada ou pequenas bolsas de flores para disfarçar o odor do sangue.

A modernidade nem sempre é boa

É verdade que durante a Idade Média a menstruação era motivo de vergonha e cercada de mitos bizarros. Além disso, os absorventes caseiros não pareciam tão confortáveis. Apesar da modernidade, os absorventes sintéticos possuem substâncias químicas que em muitas mulheres causam problemas ao longo do tempo.

Por essa razão, há um movimento para o uso do coletor menstrual ou absorventes reutilizáveis, que são semelhantes às toalhinhas usadas no passado. Independente do tipo de absorvente, é preciso colocar na balança os prós e contras. Nesse caso, a mulher é livre para escolher a opção mais saudável e que mais se adapta à sua rotina.

Gostou? Acompanhe mais dicas sobre a saúde feminina em nosso blog.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já