
Para a maioria das mulheres, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) é uma fase difícil com cólicas e dores menstruais. Muitas reclamam também de sentimentos melancólicos nesse período, como tristeza, hipersensibilidade e baixa autoestima.
Por isso, é extremamente importante encontrar estratégias para que durante a TPM você saiba lidar com a baixa autoestima, muito comum no período. Reunimos neste artigo algumas dicas para aplicar antes, durante e depois do ciclo menstrual.
Ou seja, em todo tempo. Afinal, todas as mulheres merecem ser livres e empoderadas.
O que é autoestima e por que você precisa desenvolver
De forma resumida, a autoestima é a consciência de uma pessoa a respeito de si mesma – ou seja, percepção de si a partir do modo de agir e pensar.
A pessoa com alta autoestima tem uma visão positiva de si mesma, acredita em si, em seu potencial e sabe lidar com os seus limites.
Enquanto a pessoa com baixa autoestima, está sempre com sentimento de inadequação, sensação de que não é capaz e acredita que todos são melhores que ela.
Como melhorar a autoestima?
Para melhorar a autoestima, existem algumas estratégias, que podem ser reforçadas durante a TPM. São atitudes simples mas ao mesmo tempo eficazes.
Aceite a condição natural do seu corpo
Durante a TPM, é muito comum as mulheres se sentirem culpadas pelo aparecimento dos sintomas. Infelizmente, isso afeta a autoestima e abala a condição emocional.
O melhor caminho para eliminar essa culpa é aceitar a condição natural do seu corpo. Ressignifique esse período e imagine que um novo ciclo está iniciando.
Abrace cada vez mais a leveza de ser livre e não ignore os seus sentimentos.
Não se compare com os outras
A comparação mina completamente a autoestima. Com a hipersensibilidade em alta, esse hábito pode ser bastante comum.
Entenda que você está em um período que as suas emoções sofrem oscilações. Portanto, seja durante a TPM ou não, a comparação nunca vai ser sua amiga.
Cada pessoa é única, complexa, cheia de experiências e dores.. A alegria de uma pessoa não é a mesma da outra, assim como o sofrimento.
Evite certos tipos de alimentos
Alguns alimentos podem influenciar negativamente na autoestima, sobretudo nos dias que antecedem a menstruação.
Por isso, evite doces, refrigerantes e outros alimentos açucarados, pois impede oscilações de humor associadas às flutuações do açúcar no sangue.
Inclua frutas, legumes, verduras frescas, oleaginosas, aveia e leite na dieta para evitar oscilações no humor.
Fuja da balança
Durante a TPM, é inevitável ganhar peso e medidas, pois o corpo naturalmente acumula mais água e gordura.
Sendo assim, nada de ficar se pesando na balança. Isso vai aumentar a sua autocrítica e deixar a sua autoestima ainda mais vulnerável.
Foque em lidar com o seu universo interior e processar suas emoções ao invés de ficar obcecada com aquela gordurinha ou os quilos a mais.
Na hora da dor, Ibuliv é a sua liberdade
Para muitas mulheres, as cólicas menstruais são os grandes obstáculos na hora de realizar as suas atividades pessoais e profissionais. Querendo ou não, isso afeta a autoestima, deixando uma sensação de incapacidade.
Nesse caso, Ibuliv é a melhor opção para você se livrar das cólicas e dores menstruais. Com Ibuprofeno como seu principal ativo, o medicamento proporciona alívio rápido e efeito prolongado, garantindo a sua liberdade para realizar as atividades pessoais e profissionais.
IBULIV® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A IBUPROFENO E QUALQUER ANTI-INFLAMATÓRIOS. NÃO DEVE SER USADO POR GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. Ibuliv® (ibuprofeno 400mg) é indicado no alívio das cólicas e dores menstruais. Além da febre e de dores leves a moderada intensidade, como: dor de cabeça; dor nas costas; dor muscular; enxaqueca; gripes e resfriados comuns; dor de artrite; dor de dente. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos. MS: 1.0235.0961 – SAC: 0800 019 19 14. (JANEIRO/2020).
Referência da bula do produto: bula profissional de IBULIV® (ibuprofeno 400mg). Versão aprovada pela ANVISA em 04/04/2018.