TPM: conheça os tipos e as diferenças entre eles

Neste artigo, você vai conhecer alguns tipos de TPM, as diferenças e como lidar com cada um deles. Veja só:

TPM: conheça os tipos e as diferenças entre eles

A Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, é o terror da maioria das mulheres. É neste período, cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual, que um conjunto de sensações desagradáveis começa a surgir, incomodando e atrapalhando o dia a dia. 

O que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de TPM. Tanto é que nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas. São tantas sensações que a tensão pré-menstrual é dividida em cinco tipos diferentes.

O que é TPM?

A TPM acontece após a menstruação. Na maioria das vezes, surgem sintomas físicos e emocionais. Isso acontece por causa da alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central.

De acordo com o Ministério da Saúde, a TPM atinge mais de 70% das mulheres brasileiras. Apesar disso, nem todas sentem as mesmas sensações.

Para muitas mulheres, a TPM atrapalha as tarefas diárias, sejam profissionais e pessoais. Ainda neste artigo você lerá dicas de como amenizar os sintomas.

Antes, no entanto, você precisa identificar qual é o tipo da sua TPM.

Os tipos de TPM

Como mencionado, existem pelo menos seis tipos de TPM. Abaixo você confere as principais características de cada uma:

Tipo A da TPM

Por causa da queda do hormônio estrogênio, há maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que contribui para o estresse. Isso contribui para os seguintes sintomas: ansiedade, dificuldade para dormir, irritabilidade, alterações no humor e tensão.

Tipo C da TPM

Esse tipo de TPM recebe essa classificação “C” porque vem do inglês craving, que significa desejo. Isso explica a compulsão alimentar em algumas mulheres. Antes ou durante a menstruação, costumam optar por alimentos mais gordurosos e cheios de açúcares, como o chocolate. Entre os principais sintomas estão compulsão por doces e salgados, vontade de comer guloseimas e dores de cabeça.

Tipo D da TPM

Já algumas mulheres tendem a ter sintomas depressivos, como raiva sem razão, sentimentos perturbadores, falta de concentração, baixa autoestima e sentimentos violentos. Essas sensações acontecem devido ao baixo nível de serotonina, hormônio responsável pela felicidade e bem-estar. 

Tipo H da TPM

Ganho de peso, sensibilidade das mamas, inchaços nas extremidades e abdominal são os principais sintomas da TPM tipo H. Ela tem esse nome porque está relacionada à palavra “hidratação”. No período pré-menstrual, algumas mulheres tendem a reter mais líquido que o normal e, por isso, apresentam essas sensações.

Tipo O da TPM

Geralmente, o tipo O da TPM é classificado como “outros sintomas”. Ou seja, menos comuns de surgirem, por exemplo: aumento da frequência da urina, alterações nos hábitos intestinais, dores generalizadas, náuseas, reações alérgicas, entre outras.

TDPM

Por fim, o último tipo é o TDPM – Transtorno Disfórico Pré- Menstrual -, que é uma versão mais intensa e severa da TPM. Alguns sintomas chegam a ser incapacitantes, sendo necessário buscar um auxílio médico. Atinge 3% a 11% das mulheres.

Como lidar com a TPM?

Independente do tipo da TPM, você precisa saber lidar para evitar que os sintomas atrapalhem as suas atividades profissionais e pessoais.

Por isso, existem alguns cuidados que amenizam os sintomas.

O primeiro deles é ter uma alimentação balanceada, incluindo verduras, frutas e legumes na sua dieta. Evite os industrializados e diminua a quantidade de sal.

Outro cuidado, ainda relacionado a alimentação, é investir em hidratação: beba bastante água para evitar a oleosidade da pele e surgimento de acnes.

Na TPM, evite exercícios físicos muito intensos. Opte por opções mais “lights”, como caminhada, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis.

Comentários

Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Ibuliv

Ibuliv

Selecione a quantidade:
  • Alívio rápido (de 10 a 30 minutos)
  • Efeito prolongado
  • Combate os sintomas das dores menstruais
Compre já